Perfil Socioeconômico do COREDE Campos de Cima da Serra

Alexandre José Vitalini Paranhos, Bruno de Oliveira Lemos, Carlos Felipe Christmann Stoll, Larissa Couto da Silva, Laurie Fofonka Cunha, Mery Stefani Leivas Pereira, Paula Silva Gonçalves

Resumo


Em 2024, o Rio Grande do Sul foi afetado pelo maior desastre natural de sua história. O presente trabalho tem como objetivo oferecer subsídios, a partir de uma visão territorial, para a reconstrução do Estado. Neste sentido, o Departamento de Planejamento Governamental (DEPLAN) oferece a atualização dos Perfis Socioeconômicos dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDEs), realizados, em sua primeira edição, no ano de 2015. O material traz informações regionalizadas referentes aos indicadores sociais e também dados referentes às características demográficas, econômicas, ambientais e de infraestrutura, com riqueza de mapas, tabelas e gráficos. Esta publicação foi concebida a partir da ideia de que é fundamental um esforço não só de um planejamento voltado à retomada econômica do Rio Grande do Sul, mas também de desenvolvimento de políticas que considerem os problemas e as oportunidades de suas regiões.   

 

 


Texto completo:

PDF

Referências


Estudo de perfil do COREDE Campos de Cima da Serra, no qual foram realizados diagnósticos nas áreas de Demografia, Meio Ambiente, Economia, Indicadores Sociais e Infraestrutura (transportes, energia e comunicações), apontando iniciativas promissoras e questões que merecem atenção especial.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 Carlos Felipe Christmann Stoll

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

| Revista Estudos de Planejamento | Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão - RS | ISSN 2595-9018 |